IGPM: o que é, como é calculado e para que serve?

O que é o IGPM?


IGPM é o Índice Geral de Preços de Mercado, calculado mensalmente pela Fundação Getulio Vargas (FGV), que a cada dez dias divulga também o mesmo índice com periodicidade decendial.

O IGPM é comumente utilizado para atualizar os preços dos aluguéis, sendo um dos indicadores mais usados pelos economistas para calcular a inflação, a perda do valor do dinheiro no tempo.

Os índices responsáveis por medir a inflação funcionam como um termômetro de preços e, por vezes, são utilizados para rentabilizar investimentos. 

Como o IGPM é calculado?


Para medir a inflação, são analisados os preços a partir do dia 21 do mês anterior até o dia 20 do mês de referência. A divulgação ocorre ao final do mês de referência. Com abrangência setorial, a FGV analisa dados de sete capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Porto Alegre, Belo Horizonte e Brasília. 

Os setores que são avaliados em diferentes pesos são a construção civil, a indústria, a agricultura e os serviços de moradia e varejo. Por esta razão a FGV calcula três sub-índices que serão utilizados como componentes do IGPM.

Qual a diferença do IGPM para outros índices de inflação?
O IPA-M (Índice de Preços por Atacado) monitora as oscilações de preços no mercado atacadista relativos à indústria e ao agronegócio, tendo como objetivo mensurar os preços antes de serem levados ao consumidor final.

O IPC-M (Índice de Preços ao Consumidor) tem metodologia e base similar ao IPCA, avaliando principalmente os preços relacionados à moradia e varejo, como transporte, educação, habitação, lazer e vestuário. 

Quanto aos custos da construção civil, o INCC-M (Índice Nacional de Custo da Construção Civil) avalia as oscilações de preços de material de construção e sua correspondente mão de obra especializada. 

Com maior importância no cálculo do IGPM, a FGV atribui 60% de peso aos preços antes dos produtos chegarem ao consumidor final (IPA-M), 30% ao IPC-M representativo dos preços do varejo e apenas 10% à construção civil (INCC-M).

Qual a função do IGPM?


O IGPM é conhecido como responsável pela correção de aluguéis e tarifas de financiamento imobiliário, e a preferência histórica por este índice em relação ao IPCA se explica pelo fato de o primeiro considerar em seu cálculo os preços da construção civil. 

Ambos podem ser utilizados como indexadores de investimentos em renda fixa e, ainda que o IGPM não seja eventualmente um indexador, ele representa importante indicador do comportamento das taxas de juros, que acaba por direcionar a tomada de decisão em relação aos investimentos e ao crédito.

 

Fonte: www.jota.info

Este site utiliza cookies para assegurar que você tenha uma melhor experiência de navegação e disponibilizar funcionalidades adicionais.

Aceitar